domingo, 28 de fevereiro de 2010

Porque toda semente precisar morrer para gerar vida e frutificar?


     Todos nós, em algum tempo de nossa vida estamos sujeitos a ESPERAR. Seja por uma cura, um casamento, um filho, um emprego... Por mais que já tenhamos alcançado inúmeros sonhos em nossa vida, muitos outros certamente virão. Esperar requer TEMPO – tempo este que muitas vezes não  depende de nós e que em grande parte não estamos dispostos a esperá-lo. Esperar requer fé, o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem… Esperar requer, sobretudo, confiar em Deus que, muitas vezes, trabalha em silêncio, a nosso favor. SEMPRE.

   Vemos em Salmos 103.14, que D-us nos conhece, sabe da nossa estrutura e sabe que somos pó. Se buscarmos o significado da palavra “pó”, veremos que é “uma finíssima partícula de terra seca; qualquer coisa sólida que foi submetida a moagem, a trituração”. Assim somos nós‼! Uma terra seca, sedenta de água, a todo momento somos moídos e triturados… E é nessa nossa fragilidade que somos desafiados a esperar o tão sonhado emprego, o tão sonhado casamento, o tão sonhado filho.

     Nossa vida de espera está sob a lei espiritual que diz que tudo aquilo que o homem semear, isto também ceifará (Gl 6.7). É uma questão de escolha! Se esperamos no Senhor, do Senhor receberemos. Se esperamos do mundo, do mundo receberemos. No entanto, Deus quer vivamos a promessa do Salmos 126, que diz: 

“Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria. Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.” (Salmos 126.5-6). 

Temos que ser como sementes que, para brotarem, têm que morrer.
Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto” - Jo.12: 24

      Para brotar, e dar frutos, a semente necessita de cuidados: água, calor, oxigênio, elementos que darão a vida para que ela sobreviva, cresça e dê muitos frutos. Assim como a semente depende de água, nós também precisamos da
 FONTE DE ÁGUA VIVA QUE É O SENHOR…Assim como ela depende de alguém que cuide dela, assim também nós dependemos do Senhor – da sua luz, do seu calor, do seu sopro para crescermos e darmos frutos no tempo devido. Tudo é uma questão de TEMPO. A diferença entre nós e uma simples semente é que ela não tem vontade própria, ou seja, ela não tem como dizer ao seu Criador: “Não quero que você cuide de mim”. Nós, porém, temos esse poder de decisão. Quando esperamos algo de Deus, dizemos a ele: “Está demorando demais. Não quero que cuide de mim, posso me virar sozinho”. Nós buscamos isso, e isso é o que vamos colher. 
      Quais são as nossas condições hoje para recebermos a promessa? Será que estamos prontos para recebermos aquilo que Deus já reservou para nós? Você está preparado para colher os frutos da promessa? O que você fará depois com eles?
       É preciso morrer como a semente. Morrer para si mesmo e ter a esperança de colher os frutos no tempo devido... Morrer para o mundo, se ver como pó; crer e esperar que a bênção de Deus enriquece e não acrescenta dores. 

Quem há de morrer para a própria vontade a fim de que se manifeste a glória e o poder de Deus?
 NÓS JÁ MORREMOS.???!!!
por Cássia Oliveira

sábado, 27 de fevereiro de 2010

A Missão Espiritual da Igreja

Quando Jesus ficou diante de Pilatos para ser julgado, ele descreveu a natureza espiritual de seu reino: "O meu reino não é deste mundo. Se meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui" (João 18:36).


Aqueles que saem do "império das trevas" são transferidos para o "reino do Filho" (Colossenses 1:13). Jesus "é a cabeça do corpo, da Igreja" (Colossenses 1:18), e seus súditos gozam de "toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo" (Efésios 1:3).

Os soldados que vão batalhar para avançar a causa deste reino espiritual usam a armadura e as armas espirituais (Efésios 6:10-17; 2 Coríntios 10:3-6) quando buscam cumprir sua missão espiritual. Usando a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, servos de Cristo ensinam outros sobre o Senhor e sua graça salvadora (Romanos 1:16; 2 Timóteo 2:2), "levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo" (2 Coríntios 10:5). Estes discípulos de Cristo compartilham o plano eterno de Deus "para que pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Efésios 3:10-11).

Muitas das tendências erradas das denominações modernas poderiam ser evitadas por um entendimento mais claro da missão espiritual da igreja. É aparente que a igreja do primeiro século dava atenção principalmente aos assuntos espirituais. Jesus não estabeleceu um clube social ou esportivo, e não deu aos homens o direito de modificar ou corromper essa missão espiritual de que ele incumbiu sua igreja. Nosso papel hoje em dia deveria ser estudar e obedecer a vontade de Deus, fazendo tudo de acordo com a autoridade de Cristo (Colossenses 3:17). Enquanto você continua este estudo, leia cada passagem citada com um desejo sincero de entender e aplicar a vontade de Deus.


A Obra Espiritual da Igreja

Cristãos trabalhando juntos: As assembléias da igreja são ocasiões para adorar o Senhor e edificar aqueles que participam. Podemos ver claramente a natureza espiritual das atividades das igrejas primitivas. Os santos oravam juntos (Atos 4:31; 1 Timóteo 2:1-2). Eles pregavam o evangelho (Atos 4:33). Eles se reuniam para participar da Ceia do Senhor (Atos 20:7; 1 Coríntios 11:17-34). Os cristãos primitivos louvavam a Deus e edificavam-se uns aos outros cantando salmos, hinos e cânticos espirituais (Efésios 5:19; Colossenses 3:16). De acordo com a instrução apostólica, os cristãos aproveitam as assembléias no primeiro dia da semana para recolher dinheiro que será usado para fazer a obra de que Deus incumbiu a igreja (1 Coríntios 16:1-2). A Bíblia mostra que cada membro do corpo tem uma parte importante na edificação dos outros irmãos (Efésios 4:11-16).

A Missão do Ensinamento do Evangelho: A igreja, como "coluna e baluarte da verdade" (1 Timóteo 3:15), tem o privilégio e responsabilidade de espalhar o evangelho de Cristo. É abundantemente claro no Novo Testamento que esta era a alta prioridade na vida de Jesus e de seus seguidores. Se somos verdadeiramente seus discípulos, essa será também nossa prioridade. A missão da igreja é espiritual.

Os cristãos têm o privilégio de propagar a mensagem de salvação do evangelho. Devemos partilhar da atitude expressada por Paulo: "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê" (Romanos 1:16). É por isto que os cristãos primitivos de Jerusalém foram tão diligentes em seu trabalho (Atos 5:42).

Precisamos primeiro dar-nos ao trabalho. Nossa missão hoje é a mesma que a missão dos tessalonicenses, que levavam diligentemente o evangelho às regiões próximas da Macedônia e Acaia (1 Tessalonicenses 1:8). As instruções que Paulo deu aos coríntios mostram que um propósito significativo de suas reuniões era convencer os incrédulos e edificar os santos (1 Coríntios 14:24-26).

Cumprir esta missão também requer empenho financeiro. As igrejas de hoje podem mandar evangelistas para pregar em outros lugares, como fez a igreja de Antioquia (Atos 13:1-3; 14:26-28). Os evangelistas eram às vezes sustentados pelas igrejas para que pudessem dedicar-se à obra de pregar (Filipenses 4:5-8; 1 Coríntios 9:14-15). Paulo ensinava que o mesmo tipo de apoio financeiro poderia também ser dado aos presbíteros (1 Timóteo 5:17-18). É natural que pessoas que se dedicam à missão de divulgar o evangelho possam sacrificar voluntariamente seus bens materiais com este mesmo fim.
Ensinar toda a verdade: A igreja precisa aceitar sua responsabilidade de ensinar a verdade da palavra de Deus em todas as circunstâncias. Todos os seguidores fiéis de Jesus precisam da mesma convicção que Paulo encorajou em Timóteo, quando escreveu: "Prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina" (2 Timóteo 4:2). A igreja que evita alguns aspectos da palavra de Deus porque poderiam ser impopulares ou difíceis das pessoas aceitarem não está cumprindo sua missão.

Corrigir os que erram: A responsabilidade de corrigir e repreender mostra que pregar o evangelho envolve a correção daqueles que estão no erro. O positivismo "Eu estou bem, você está bem" não tem lugar na pregação de Cristo. Quando uma pessoa está em pecado, ninguém tem o direito de dizer "Você está bem assim como está." A mensagem do evangelho é diferente: os pecadores não estão bem, mas podem ser transformados pelo amor e a graça de Deus para se tornarem íntegros novamente.

Esta necessidade de corrigir os pecadores inclui a responsabilidade de corrigir os irmãos que recaem no pecado (Gálatas 6:1; Tiago 5:19-20). Uma igreja que verdadeiramente entende sua missão espiritual corrigirá os irmãos em erro para tentar salvar suas almas e manter a pureza do corpo (Mateus 18:15-17; 1 Coríntios 5:1-13). Ler estes textos mostra que às vezes é desagradável obedecer a Cristo. Uma igreja que segue Jesus removerá os pecadores impenitentes do seu meio. Podemos não gostar da linguagem forte que Paulo usa em 1 Coríntios 5:13, mas precisamos lembrar que era o próprio Deus que dava estas instruções para "expulsar" da congregação aqueles que retornavam a uma vida de pecado. Se vamos pregar a verdade, precisamos pregar toda a verdade!


A Obra Material da Igreja

Enquanto a importância da obra da igreja é claramente espiritual, há também um aspecto material. Em Atos 4:32-37, os discípulos contribuíram para aliviar as necessidades dos santos. A igreja de Jerusalém ajudou as viúvas pobres de seu meio (Atos 6:1-2). Quando as necessidades dos santos excederam a capacidade da igreja local, outras congregações enviaram dinheiro para ajudá-los (Atos 11:29-30; Romanos 15:25-26; 1 Coríntios 16:1; 2 Coríntios 8:4; 9:1-2; etc.) Deste modo, as igrejas mais ricas ajudavam as mais pobres, demonstrando a verdadeira fraternidade do amor que deverá caracterizar as igrejas de Cristo.

Contentes em Fazer o Que Deus Ordenou


Quando seguimos o modelo fornecido pelo Novo Testamento, a igreja será suficiente para fazer a obra e terá fartura de obra para fazer. Não temos necessidade nem permissão para envolver a igreja em outros projetos, organizações e obras inventados pelos homens. Assim como Deus rejeitou o fogo oferecido por Nadabe e Abiú (Levítico 10:1-7), ele rejeitará obras estranhas que os homens introduzem nas igrejas. Tão certo como o Senhor desagradou-se quando Uzá estendeu uma mão de ajuda para fazer o que lhe parecia direito (2 Samuel 6:1-11), ele não quer nossa "ajuda" para encontrar um modo mais eficaz de fazer sua obra. Em ambos casos de pecados fatais, o problema fundamental foi uma falta em seguir exatamente o que Deus tinha instruído. Se desconsideramos suas instruções, não podemos esperar melhor sorte. "Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte" (Provérbios 14:12).

por Dennis Allan


Deus conta conosco para fazermos a obra. Muitos dizem que não tem o chamado, que o seu ministério não é Evangelizar, mas Deus não chamou apenas alguns, mas Ele foi bem claro quando disse a todos: " Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura." (Marcos 16:15). Deus conta com você para anunciar o reino e semear a palavra, Deus nos escolheu para fazermos a diferença, então vamos Juntos MARCAR NOSSA GERAÇÃO.
 
Deus abençoe vocês.
 
Paulo Vitor
 
 
 

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Semear a boa semente


“Não semearás a tua vinha com duas espécies de semente, para que não degenere o fruto da semente que semeaste e a messe da vinha.” (Deuteronômio 22.9.)

          Neste texto Deus nos fala que não devemos semear duas espécies de sementes, senão perderemos a colheita. A Bíblia nos ensina semear a boa semente, que é a Palavra de Deus, sem mistura, mas pura e genuína. O que seria então plantar duas espécies de sementes? Seria, exatamente, não levar uma vida coerente com a Palavra de Deus.
          Às vezes declaramos que Jesus é o nosso pastor, mas temos medo que falte o pão de cada dia, prometido por Ele. Ou talvez andemos ansiosos porque não sabemos esperar o agir de Deus. Ou andemos cansados demais porque não sabemos aquietar os nossos corações e entender que Ele é Deus. 
        É possível que “o fazer” tenha se tornado mais importante do que “o ser” e nossa saúde espiritual esteja enfraquecida, porque quase não há mais tempo para um estudo devocional adequado. Ou talvez, não cuidemos da saúde física, porque já não existe tempo para uma caminhada.
         Isto é, deixar de cuidar do templo do Espírito Santo. Às vezes, relativizamos o Absoluto, , que é Deus, e os mandamentos dele, porque achamos que é tão difícil levar uma vida honesta, casta e em santidade. Não raro, valorizamos as pessoas por aquilo que elas têm – certamente essas coisas não nos trarão uma boa colheita.  
         É hora de pararmos de nos dividirmos entre dois Senhores, pois isso é correr atrás do vento. É preciso retornar ao verdadeiro Caminho: semear a boa semente, ainda que tenhamos que fazer isso, andando e chorando. Nesse percurso de humilhação, certamente teremos êxito.



PENSE:
Hoje, exatamente 20 de Fevereiro de 2010, declaramos a nossa morte. A morte dos nossos desejos, sonhos e planos que não estavam sob a direção de Cristo. E abrimos espaço para que ELE seja TUDO em NÓS... Estamos PRONTOS PARA SEMEARMOS A BOA SEMENTE??? Estamos prontos, para realmente vivermos CRISTO???
Queridos, esse é o tempo de revelarmos o que falamos por meio de nossas ATITUDES. Se CRISTO vive em você e se você vive para CRISTO, tenho certeza que irá semear a boa SEMENTE...O seu TESTEMUNHO precisa revelar o amor de D-us, a obediência de CRISTO, a PAZ do Espírito Santo... E ai, já decidiu qual a SEMENTE que irá SEMEAR???

por Cássia Oliveira