domingo, 13 de fevereiro de 2011

Chamado - vocação e missão



"E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi, assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me.E ele, deixando tudo, levantou-se e o seguiu."  Lc 5.27

"Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara."Mt 9: 37-38

           Você está disposto a mudar de vida? Ou mudar seu conceito sobre alguém? Uma das maiores tentações que o ser humano sofre é a de olhar e julgar as pessoas. Tanto positiva, quanto negativamente. Olha, faz comentários e é capaz de amar e odiar alguém até mesmo pelo simples conceito que forma naquele momento. Como seria se Jesus agisse da mesma maneira?

 MATEUS
         No hebraico Mateus e Levi tem a mesma raiz, por isso algumas traduções mais antigas aparecem Levi e nas mais novas, Mateus.
         Ele era um cobrador de impostos, mal visto e odiado tanto pelos judeus quanto pelos romanos, pois cobrava impostos dos seus irmãos (motivo pelo qual não era aceito entre os judeus) e entregava para os Romanos (que também desconfiavam dele por trair seus irmãos).
  
SEU CHAMADO
Lucas mostra um Mateus decidido: ele se levanta, deixa tudo e vai fazer a vontade de Deus. Sua atitude mostra o desejo de uma nova vida. 

Ele:
 - Se levanta – não é possível realizarmos a missão de Deus sentados,
- Deixa tudo – é necessário deixarmos tudo para fazermos a vontade do Pai (o quanto estamos dispostos a isto?).
- E segue – Não podemos querer só fazer a vontade, precisamos seguir a Jesus como modelo para as nossas vidas.


 O OLHAR DE JESUS – UMA NOVA OPORTUNIDADE:
            Jesus, pelo fato de não olhar com os olhos de quem julga, mas de quem ama e perdoa, é censurado pelos escribas e fariseus. Porém Ele mesmo disse que veio para salvar os enfermos, perdidos e pecadores.

- Precisamos aceitar o chamado de Jesus para a vida e missão da Igreja. Isto implica em ouvi-lo, levantar, deixar tudo e seguí-lo.
- Precisamos olhar para o mundo que precisa da salvação que está em Jesus. Salvação essa integral e que inclui justiça, paz, alegria (tanto material quanto espiritual).
- Precisamos dar ao nosso próximo uma nova oportunidade – antes de olharmos e condená-los, devemos amar ao nosso semelhante com a maior oferta, que é a oferta de amor.
- Vamos abrir o nosso coração diante de Deus e dar um passo ao novo que Ele tem para nossas vidas!




por Cássia Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário